domingo, 20 de junho de 2010

Leandro Har Cardoso

Natural de Sant’Ana do Livramento, iniciou seus estudos musicais com a Prof. Nice Campos e em seguida com a Prof. Marta Romera – Uruguay. Bacharelando em Música-Órgão, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, participa frequentemente de cursos de música, liturgia, master class, etc, dentre eles, com o organista Detlef Steffenhagen - Alemanha e também com a organista brasileira Dorotéa Kerr. Possui profundo conhecimento sobre Liturgia Católica, com ênfase em Música Sacra, polifônica e Canto Gregoriano.

Graduado em Letras pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA e Pós-graduando em Língua Portuguesa pela Universidade Barão de Mauá, onde também realizou curso de Língua Latina, trabalhou na área de pesquisa e estudos sobre Latim, dentre os quais se destacam a revisão e edição dos livros sobre Língua Latina, publicados pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP.

Foi organista da Parroquia Inmaculada Concepción, de Rivera – Uruguay, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de 2005 a 2011 e da Paróquia Sant'Ana de 2000 a 2012, ambas de Sant'Ana do Livramento, também organista da Paróquia Imaculada Conceição de Porto Alegre, em 2012, e da Igreja São José, de Porto Alegre, de 2012 a 2015.  Como compositor tem obras para órgão solo, piano e canto sacro, além de arranjos corais, para cordas e para banda marcial.

Em 2002 fundou o Coro Paroquial Madrigal Santa Ana, tendo promovido apresentações deste, juntamente com corais de Livramento, e Rivera - Uruguay. Foi regente do Coral da Associação de Funcionários da Santa Casa, Coral Vozes do Pampa, Coral da Conferência São Vicente de Paulo, Coral Madrigal Santa Ana (estes dois últimos, até o final de 2011), Coral da Igreja São José (em Porto Alegre) e do Coral da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (também em Porto Alegre), corais escolares e paroquiais. Atuou como pianista e regente convidado no Coral Municipal de Livramento, dentre outros.

Atualmente desenvolve trabalhos de organeiria, realizando restaurações, reformas e manutenção em órgãos de tubos, harmônios, pianos e ainda a construção de pequenos órgãos tubulares e órgãos sampleados de até cinco manuais. É organista nas Paróquias: São Manoel, Santa Cecília e Santa Teresinha do Menino Jesus, de Porto Alegre, e dedica-se a realização de concertos de órgão, harmônio, coro, música de câmara, apresentando peças clássicas, sacras e ainda composições próprias para órgão.

Nenhum comentário: